A Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023) terá lugar em solo português, mais concretamente em Lisboa. Contudo, o que representa este acontecimento para os fiéis e jovens crentes? É nada menos que um encontro ímpar, onde o Papa se reunirá com jovens provenientes dos quatro cantos do mundo.

Desde 1986, já se realizaram 15 Jornadas Mundiais da Juventude, em diversas partes do globo, como Denver (EUA), Manila (Filipinas), Sidney (Austrália), Toronto (Canadá), Roma (Itália) e Rio de Janeiro (Brasil). Estes encontros, que acontecem a cada 2, 3 ou 4 anos, numa cidade previamente escolhida pelo Sumo Pontífice, constituem o maior evento mundial da Igreja Católica.

A Jornada Mundial da Juventude 2023 terá lugar em Lisboa, de 31 de julho a 6 de agosto. Nos dias que antecedem o seu início, é esperada a chegada de inúmeros peregrinos, que participarão em diversos eventos programados pelas paróquias de acolhimento, por ordens religiosas ou pela própria organização da Jornada.

Os jovens peregrinos serão acolhidos pelas dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal.

Em Lisboa, os eventos decorrerão em diferentes locais:

  • Parque Tejo: Será o principal recinto da Jornada Mundial da Juventude 2023, com cerca de 100 hectares junto ao Parque das Nações. Durante as Jornadas, será denominado “Campo da Graça”;
  • Parque Eduardo VII: Local de alguns dos momentos religiosos, será designado por “Colina do Encontro”;
  • Passeio Marítimo de Algés: Será o local do encontro do Papa Francisco com os voluntários da JMJ 2023;
  • Jardim de Vasco da Gama: Espaço reservado para o evento “Cidade da Alegria”;
  • Terreiro do Paço, Parque da Belavista, Alameda D. Afonso Henriques: Locais onde decorrerão eventos artísticos, culturais e desportivos do Festival da Juventude.

É importante salientar que os peregrinos com menos de 18 anos deverão estar obrigatoriamente inseridos num grupo e acompanhados por um adulto desse mesmo grupo. Adicionalmente, no formulário de inscrição, deverá ser indicado o número de menores do grupo e anexada uma declaração de autorização parental preenchida, datada e assinada pelos pais ou responsável legal do(s) menor(es).

A inscrição na Jornada Mundial da Juventude 2023 confere acesso a todos os eventos, bem como às seguintes regalias: utilização gratuita dos transportes públicos durante o período do evento, um kit de peregrino e seguro de acidentes pessoais.

Durante a Jornada Mundial da Juventude 2023, estarão disponíveis pontos de informação e assistência em toda a cidade e nos locais dos eventos que se encontram fora do recinto principal.

Adicionalmente, estará em funcionamento um Centro de Acolhimento ao Peregrino (na Universidade Católica, a partir de 15 de julho), destinado a resolver questões mais complexas que exijam uma abordagem mais personalizada. Este será também o local onde os peregrinos serão calorosamente recebidos.

Para além disso, os voluntários centrais, sacerdotes e todos os peregrinos sem alojamento poderão realizar no referido centro o check-in, recolher o seu kit de peregrino ou voluntário e proceder à sua acreditação. Esta é a primeira etapa necessária para participar na JMJ Lisboa 2023.

Em caso de necessidade, será sempre possível solicitar assistência a um elemento da PSP (Polícia de Segurança Pública). Aliás, mais de 10 mil agentes policiais estarão envolvidos na segurança e no policiamento da Jornada Mundial da Juventude 2023.