Jornada Mundial da Juventude Datas: Principais eventos da JMJ 2023

A Jornada Mundial da Juventude Datas (JMJ) 2023 em Lisboa ocorrerá entre 1 e 6 de agosto. Este evento católico, promete ser inesquecível.

Jornada Mundial da Juventude Datas

Jornada Mundial da Juventude Data: Expectativas JMJ Lisboa 2023

As JMJ 2023 serão realizadas de terça-feira, 1 de agosto, até domingo, 6 de agosto. Os organizadores do evento esperam atrair um grande número de participantes e visitantes, que poderão desfrutar de um vasto programa de atividades culturais, espirituais e de convivência.

Jornada Mundial da Juventude Datas: Principal Programação da JMJ Lisboa 2023

A JMJ 2023 promete ser um evento inesquecível que reúne jovens do mundo todo para celebrar a fé, a amizade e a diversidade cultural.

Este artigo: Programa Completo – 2023 apresenta todo o programa, incluindo atividades emocionantes, palestras inspiradoras e celebrações inspiradoras.

Além das celebrações consagradas pelo tempo e da interação com líderes espirituais, o evento oferece uma ampla gama de atividades culturais e artísticas que permitem aos participantes explorar e se envolver com diferentes tradições e modos de vida. Veja os principais eventos e respetivas datas.

Dias das Dioceses

26 de julho – quarta-feira a 31 de julho – segunda-feira de 2023 (ocorrem antes das jornadas)

Encontros Rise Up

2 – quarta-feira, 3 – quinta-feira e 4 – sexta-feira de agosto de 2023 (durante as manhãs)

Festival da Juventude

1 de agosto – terça-feira a 6 de agosto – domingo de 2023 (exceto quando acontecem Encontros Rise Up e celebrações principais)

Feira Vocacional

1 de agosto – terça-feira a 4 de agosto – sexta-feira de 2023 (das 9h00 às 20h00)

Parque do Perdão

1 de agosto – terça-feira a 4 de agosto – sexta-feira de 2023 (das 9h00 às 20h00)

Missa de Abertura

1 de agosto – terça-feira de 2023

Acolhimento

3 de agosto – quinta-feira de 2023

Via-Sacra

4 de agosto – sexta-feira de 2023

Vigília

5 de agosto – sábado de 2023

Missa de Envio

6 de agosto – domingo de 2023 (último dia)

Pode inscrever-se nas várias atividades aqui.

O que são as Jornadas Mundiais da Juventude?

As JMJ são um evento internacional promovido pela Igreja Católica, que reúne jovens de diferentes culturas e nacionalidades com o objetivo de celebrar a fé e promover a unidade e a paz entre os povos. Desde a sua criação em 1985, por iniciativa do Papa João Paulo II, a JMJ tem ocorrido a cada dois ou três anos em diferentes cidades ao redor do mundo.

Jornada Mundial da Juventude Datas da presença do Papa Francisco

Jornada Mundial da Juventude Datas - Papa Francisco

A presença do Papa é um dos momentos mais esperados e emocionantes de todas as Jornadas realizadas. O líder da Igreja Católica participa ativamente no evento, presidindo a várias celebrações e partilhando mensagens de fé, esperança e amor com os jovens.

Durante a JMJ Lisboa 2023, espera-se que o Papa Francisco esteja presente entre 2 e 6 de Agosto. Assim poderá celebrar:

  • Via-Sacra: dia 4 – sexta-feira de 2023
  • Vigília: dia 5 – sábado de 2023
  • Missa de Encerramento: dia 6 – domingo de 2023

Segundo o site da Presidência da República, está prevista a deslocação do Papa Francisco ao Santuário de Fátima durante a sua estadia em Portugal.

A presença do Santo Padre é sempre um momento de grande alegria e inspiração para os participantes, que se sentem mais próximos da Igreja e renovam a sua fé e compromisso com a construção de um mundo melhor.

Poderá ter interesse: A Cruz JMJ: Símbolo de fé e esperança para os jovens católicos

Impacto da JMJ na cidade de Lisboa

A realização da JMJ Lisboa 2023 terá um impacto significativo na cidade, tanto do ponto de vista turístico como económico. A presença de milhares de jovens e visitantes internacionais contribuirá para o aumento do turismo e a dinamização da economia local.

Oportunidades para o comércio e a hotelaria

A JMJ Lisboa 2023 será uma excelente oportunidade para o comércio e a hotelaria, uma vez que os visitantes necessitarão de alojamento, alimentação e serviços durante a sua estadia na cidade. O evento também pode gerar novas oportunidades de negócio e parcerias internacionais.

Legado Cultural e Espiritual

Além dos benefícios económicos, a JMJ Lisboa 2023 deixará um legado cultural e espiritual na cidade e em seus habitantes. A troca de experiências entre os jovens e a presença de líderes religiosos de todo o mundo contribuirão para o enriquecimento cultural e a promoção da paz e do diálogo entre diferentes culturas e religiões.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *